domingo, abril 22, 2007

Instalação do Ubuntu Feisty Fawn

A instalação do Ubuntu 7.04 Feisty Fawn no meu notebook (hp pavilion ze2000) teve seus altos e baixos, mas o sistema ficou sólido, estável e do jeito que eu queria.

O Ubuntu 6.10 Edgy apresenta no seu próprio update-manager a forma mais prática (e recomendada) de realizar o update, pois o mesmo avisa que existe uma versão mais recente e informa que pode ser autalizado. Porém como minha conexão com a internet, embora rápida, não tenha se comportado de maneira digamos, "estável", e após cair pelo menos umas 3 vezes em 3 tentativas frustadas de atualização (algumas vezes a rede caiu em momentos importantes do setup como mudança dos canais de software ou na copia dos arquivos, mas o ubuntu desfez tudo de forma transparente), baixei a iso do ubuntu 7.04 e comecei a instalação.
  1. Durante instalação do sistema na mesma partição do finado ubuntu 6.10, o drive de dvd do notebook ejetou o cd, para meu desespero, mas ao colocar de volta o mesmo a instalação continuou sem maiores problemas.
  2. No final da instalação e depois de reiniciar a máquina, o gnome acusava vários erros tais como : problemas ao executar o gnome-daemon-settings, exclusão da applet gnome-applist, não conseguia abrir gnome-terminal, synaptic, o update-manager não atualizava... um completo pesadelo.
  3. Após algumas tentativas frustradas de atualização do drive da placa de vídeo (ATI XPRESS 200M) ou ainda configurando via dpkg-reconfigure xserver-xorg, nenhuma mudança acontecia e eu já até chingava o feisty...
  4. Após uma entrada rápida no #ubuntu através de IRC na rede freenode (leia-se o canal oficial de suporte para Ubuntu), muitos me questionaram sobre a integridade do CD (o qual eu mesmo havia testado a integridade) ou ainda se não tinha acontecido nenhum crash ou situação anormal durante a instalação. Daí que lembrei da momento em que a máquina ejetou o cd durante a instalação e decidi reinstalar novamente.
  5. Após esta nova instalação (sem surpresas e sem ejects indesejados), o Feisty rodou normalmente. Como eu tinha uma partição exclusiva com ponto de montagem "/home", logo tudo transcorreu da forma esperada em relação ao tema, as configurações dos softwares, bookmarks...
Uma boa novidade foi que ao tentar reproduzir musica, o amarok informou que não tinha os plugins necessários e me perguntou se eu queria instalar o suporte a mp3, automaticamente instalou o suporte e me pediu para reinicializá-lo, a mesma situação ocorreu quando tentei reproduzir vídeo. Sem demoras e sem dor de cabeça estava conseguindo reproduzir formatos como mp3, mpg, wmv entre outros.

Precisei manualmente instalar (mais uma vez) o driver da rede wireless broadcom bcm4358, desta vez preferi um pouco mais de comodidade e instalei o ndisgtk, uma interface gráfica pra instalação dos drivers. Uma outra boa novidade é que finalmente está fácil a vida de quem usa rede wireless no ubuntu, o network-manager agora funciona da forma correta, já vem integrado no ubuntu, e sem delongas resolve a nossa vida. O único inconveniente é ter que ficar toda a vez digitando a senha do "chaveiro" (keyring), para evitar isso é necessário instalar o pacote libpam (presente no repositório padrão), que autentica os keyrings no momento do login.

Em relação á minha placa de vídeo (ATI XPRESS 200M), o Ubuntu 7.04 tem uma aplicação muito interessante que exibe os drivers proprietários que seriam indicados para os meus dispositivos sem suporte oficial de drivers open-source. Nesta ferramenta eu habilitei os drivers proprietários da ATI, o sistema instalou automaticamente e requeriu a reinicialização. Tudo aconteceu da forma mais estável e sólida, o que me mostrou um ubuntu muito mais bem acabado, já que ninguém gosta de ver telas piscando ou tremendo quando se configura o xserver.

Também é importante mencionar para quem trabalha com desenvolvimento flash/flex/ajax que agora também estão inclusos no repositório oficial do ubuntu o haXe e o mtasc.

Em resumo, o Feisty (fora minha surpresa inicial, mas que foi por culpa do hardware) se mostrou super estável, muito melhor acabado em termos não só visuais mas se falando em engenharia mesmo. o boot está muito mais rápido, no geral o sistema se mostra sólido como uma rocha.

2 comentários:

Lucas Ferreira disse...

Ahá Brother =D

Tambem achei do momento o Feisty,velocidade e desempenho nunca é de + (mesmo que o do Ubuntu sempre superou o Windows :P).

Agora em lembrar que fui eu que te encomodei pra testar o Ubuntu em hehehe

Abraços!!

Obs.: Já to com os teus feeds no meu Reader ;)

Anônimo disse...

Há, também tive certos problemas, na instalação via net....acho que vou instalar de novo através do cd...