quarta-feira, abril 25, 2007

Adobe to Open Source Flex

A Adobe resolveu abir o código fonte (em java) dos compiladores Flash/Flex, do Flash Debugger, além dos componentes Flex, sobre a licensa MPL (Mozilla Public License), e quer inclusive englobar os grupos de discussões, criar uma base de dados a respeito dos bugs/plans/source forge... uma decisão de impacto muito grande, e que para mim, era pra ter sido feita há muito mais tempo.

Parece que o lançamento do (suposto) concorrente da plataforma flash, o M$ silverlight, mecheu um pouco com a cabeça de alguns CEOs, que finalmente tomaram a decisão mais coerente, esperada e inteligente. A abertura do código fonte dos compiladores (para não dizer da plataforma) possibilita muito mais do que um jogo de marketing (sim, expor sua arquitetura tem lá seus pontos inteligentes na conjuntura atual das linguagens e plataformas), pois a plataforma se consolida entre os desenvolvedores de uma forma mais concreta, os compiladores open source existentes (que cumprem bem os seus papéis diga-se de passagem), terão um prato cheio por vir, a decisão de abrir o fonte de uma das plataformas mais ubíquas deve causar um bom impacto a médio e longo prazo.

Finalmente, ouviram todas as nossas preces flash developers !


http://www.adobe.com/go/opensourceflex

2 comentários:

Anônimo disse...

Ok cara, mas isso não significa um Flash nativo do linux, significa?

Talvez agora a comunidade possa dar um grande salto para a criação de um Editor Flash Open Source, mas o ideal seria uma ferramenta nativa criada pela própria desenvolvedora

Leneildson disse...

faaaaala brother!!! como estás?? e ai vais postar mais algo no blog?? bem se quiser eu tenho um post a fazer....abração cara!!!